Entrar

Nossa História

Compartilhe
ss ss

Fundada em 8 de dezembro de 2000, a ABAG/RP é uma entidade sem fins lucrativos que congrega organizações das mais diversas cadeias produtivas do agro. Nasceu da necessidade de revelar a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social da região, e do Brasil.

A ABAG/RP inovou ao implementar programas de longo alcance que revelam a dimensão e a importância do setor. Na agenda: EDUCAÇÃO e COMUNICAÇÃO.

O primeiro a ser implantado foi o Programa Educacional Agronegócio na Escola, que nasceu praticamente junto com a Associação. Usando metodologia própria, baseada na capacitação de professores, são oferecidas palestras, visitas em empresas do agro e material didático, para que os educadores se familiarizem com a realidade do agro na região.

O principal objetivo é levar conceitos fundamentais do agronegócio para as salas de aula e, facilitar a conexão entre teoria e prática. Levar a realidade para a sala de aula, e aprender fora dos muros das escolas, permite que professores e seus alunos alunos descubram a interdependência campo-cidade, a dimensão e a importância do setor para o Brasil. Vários concursos foram criados ao longo dos anos para estimular a criatividade e permitir a troca de experiências. Os resultados do Programa têm mostrado que quanto melhor for a percepção de que campo e cidade caminham juntos, maior será a valorização do agro.

Campanha de Valorização Institucional da Imagem do Agronegócio foi iniciada em setembro de 2001. Foram criadas peças institucionais que mostram o agronegócio na vida das pessoas, sua presença nas coisas cotidianas: no lazer, na saúde, no entretenimento, no trabalho, na mobilidade. A Campanha já soma 40 peças publicitárias. Até 2015 a Campanha tinha, pelo menos, uma veiculação por dia nos principais programas das TVs regionais, com média anual de veiculação de 500 informes publicitários e vinhetas de patrocínio. Atualmente estão no ar os vídeos da Campanha Institucional de Conscientização Prevenção e Combate aos Incêndios, encabeçada pela ABAG/RP, em parceria com Usinas e Produtores Rurais.

Além dos comerciais de TV, desde 2001 é editado pela ABAG/RP o Informativo AGROnegócio. Durante mais de 15 anos ele foi impresso e distribuído mensalmente para os formadores de opinião de região e Brasil. Focado do agro regional e nas ações da Associação, o informativo contou a história das cidades da região de Ribeirão Preto, para mostrar o quanto o campo, foi importante para a formação e desenvolvimento das cidades. Atualmente, o informativo é distribuído de forma eletrônica, e as mídias sociais ajudam na divulgação das ações da ABAG/RP e outros fatos relacionados ao setor. 

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo foi criado em 2008, com o objetivo de incentivar e reconhecer os trabalhos jornalísticos relacionados ao agronegócio.  Em 2011, passou a ser denominado Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, em homenagem a um dos mais premiados jornalistas do Brasil.

Desde a primeira edição, com os Ciclos de Palestras e Visitas, a ABAG/RP tem oferecido aos jornalistas e estudantes de jornalismo a oportunidade de conhecer melhor as cadeias produtivas do agro. Mais de 1.300 estudantes de jornalismo já participaram dos Ciclos, que são obrigatórios para os alunos e opcionais para os jornalistas profissionais. O prêmio de jornalismo da ABAG/RP figura entre os mais importantes do país. Desde 2012, integra a lista dos que ajudam a formar o Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros. 

O direcionamento político-institucional da ABAG/RP é dado pela relevância dos assuntos para o conjunto das cadeias produtivas. A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto tem tido papel relevante na discussão de temas de interesse tanto do agronegócio quanto do meio ambiente.

 

Associados

Fazem parte do quadro associativo da ABAG/RP representantes dos mais diversos elos, de diferentes cadeias produtivas, como as do café; cana-de-açúcar; laranja; grãos; carnes; máquinas; implementos; e insumos, como defensivos, medicamentos e fertilizantes; entre outros. São indústrias, agroindústrias, cooperativas agropecuárias e de crédito, associações e instituições de ensino e pesquisas integradas em prol do fortalecimento do agronegócio.

Conselho Diretor

O Conselho Diretor tem mandato de três anos e é eleito em Assembleia Geral, da qual participam os sócios mantenedores.

O primeiro presidente foi Eduardo Diniz Junqueira, que esteve à frente do Conselho Diretor da ABAG/RP desde sua criação, em dezembro de 2000, até março de 2012. Agropecuarista, empresário entusiasta do associativismo prestou relevante contribuição para a formação e consolidação da ABAG/RP. 

O engenheiro agrônomo Paulo de Araújo Rodrigues presidiu o Conselho Diretor da ABAG/RP entre março de 2012 e abril de 2016. Produtor rural, em vários estados da federação, também tem forte ligação com o cooperativismo e o associativismo. Está presente em diversos conselhos de entidades parceiras e participa ativamente das decisões dos caminhos trilhados pela ABAG/RP.

Mônika Bergamaschi é a atual presidente do Conselho Diretor, e vice-presidente da ABAG. Engenheira agrônoma, foi a primeira diretora executiva da ABAG/RP, e a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no período de junho de 2011 a dezembro de 2014.

Pioneirismo

A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto tem tido papel relevante na discussão de temas de interesse do agronegócio nacional.

A ABAG/RP foi pioneira ao introduzir ciência na discussão do Novo Código Florestal. A região nordeste do Estado de São Paulo foi a base do estudo para simular os impactos da lei na atividade agropecuária, ajudando a combater a subjetividade e a ideologia, que cercam temas desta natureza. O Sistema de Gestão Territorial da região NE de São Paulo foi feito em parceria com a então Embrapa Monitoramento por Satélite, hoje Embrapa Territorial. O estudo foi fundamental para direcionar a redação da Lei 12.651, Novo Código Florestal, aprovado em maio de 2012.

A Gestão dos Recursos Hídricos também tem merecido especial atenção na agenda da ABAG/RP. Desde 2001 a Associação tem participação efetiva, com voz e voto, nas diferentes instâncias ligadas à gestão das águas superficiais e subterrâneas, tanto regionais, quanto estaduais e nacional.

A ABAG/RP também participa das discussões sobre a Modernização da Legislação Trabalhista Rural, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio - IBISA, e da Modernização da Legislação Ambiental/Licenciamento. 

O AGRO: Caminhos do Futuro é a mais recente ação instituída pela ABAG/RP, também realizada em parceria com o IBISA. São eventos realizados no interior para facilitar a participação de produtores e empresários locais nas discussões de temas afetos aos seus negócios. Grandes especialistas, em diversas áreas, discutem os caminhos para enfrentar os desafios futuros.

NOSSA HISTÓRIA

ABAG/RP