Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Capital Brasileira do Agronegócio

ABAG RP » HISTÓRICO

Revelando a importância do Agronegócio

Criada com a forte missão de revelar para a sociedade, e para os poderes constituídos, a real dimensão e a importância do agronegócio, a ABAG/RP é resultado da união de empresários das mais diversas cadeias produtivas da região de Ribeirão Preto, modernos e progressistas, que tiveram a visão de realizar um trabalho focado na valorização da imagem do setor. Em um país democrático onde a maioria da população é urbana, era importante, e continua sendo, demonstrar que as grandes bandeiras sociais da Nação são as mesmas bandeiras do agronegócio brasileiro. Mudar a imagem do setor rural e a do agronegócio foi a grande bandeira erguida desde a cerimônia de abertura da Associação em 8 de dezembro de 2000.

Os passos seguidos tiveram na comunicação, com programas de longo alcance, seu maior aliado. O intuito era o de atuar em várias frentes seja política, institucional, educacional, social ou ambiental, e estar o mais perto possível da sociedade, para ouvir seus anseios ao mesmo tempo em que era revelado a ela o agronegócio em toda sua abrangência.

Assim foi criado o primeiro projeto, hoje Programa Educacional "Agronegócio na Escola", que ao longo desses anos já capacitou cerca de 8 mil professores do ensino fundamental e médio, para que esses levassem a seus alunos, mais de 135 mil, de 86 municípios da região, os conceitos fundamentais do agronegócio e mostrassem a interdependência campo-cidade.

Outro trabalho de fôlego, foi a Campanha de Valorização Institucional da Imagem do Agronegócio que vem sendo veiculada nas emissoras regionais de TV, ininterruptamente, desde setembro de 2001. A Campanha já soma 40 peças publicitárias produzidas, e veiculações diárias, cerca de 1.500 por ano. O informativo AGROnegócio, destinado aos formadores de opinião e a sociedade, é também peça fundamental do trabalho de revelar o setor a sociedade.

O mais novo entre os trabalhos de valorização da imagem do agronegócio é o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo, criado em 2008 e que a partir de 2010 adotou o nome de seu patrono, José Hamilton Ribeiro. O Prêmio tem por objetivo incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional. Com duas categorias de participação, a Profissional e Jovem Talento a inovação deste em relação aos já existentes é vincular a inscrição dos trabalhos concorrentes na categoria Jovem Talento à participação de seus autores nas atividades práticas oferecidas pela Associação, o Seminário e o Ciclo de Palestras e Visitas.

A ABAG/RP tem se esmerado na geração de conteúdo, sempre em parceria com renomadas e reconhecidas instituições de pesquisa e universidades. O Sistema de Gestão Territorial da área de abrangência da Associação, feito em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite é um exemplo, um estudo com metodologia inédita em todo o mundo citado como exemplo até pela FAO/ONU.

O embasamento técnico tem sido a tônica do trabalho na história da ABAG/RP para amparar as discussões sobre temas polêmicos. Foi assim na questão do Novo Código Florestal, aprovado em 2012, um tema que começou a ser discutido na Associação em 2003 e no qual foram empenhadas centenas de horas de dedicação para que o assunto ganhasse força nacional. Foi justamente a partir do Sistema de Gestão Territorial da ABAG/RP que a ciência passou a nortear as discussões para poder produzir argumentos e subsídios para rebater contrapontos carregados de ideologia, ou sem compromisso com a verdade e com a realidade.

No Brasil, uma democracia em evolução, a opinião pública urbana, que é majoritária em termos de votos, ainda não vê a agricultura como ela de fato é, e sequer enxerga a obviedade das cadeias produtivas. Por isto o trabalho da ABAG/RP continua fortalecido, um trabalho regional que alcançou repercussão nacional, seja com a difusão das discussões sobre a legislação ambiental brasileira, seja pelo entendimento nacional do setor sobre a importância de trabalhar a comunicação como instrumento de aproximação da sociedade em geral.

conheça a àrea de atuação da ABAG/RP »
Foto histórico Foto histórico Foto histórico Foto histórico Foto histórico Foto histórico
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 870 - sala. 510 - Iguatemi Empresarial - Vila Golf - CEP. 14027-250 - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax: (16) 3623-2326 - abagrp@abagrp.org.br