Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Capital Brasileira do Agronegócio

NOTÍCIAS

15 Maio 2014

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” abre as portas de empresas, cooperativas e institutos de pesquisa.

As próximas três sextas-feiras, 16, 23 e 30 de maio, serão dias de capacitação para os professores das 102 escolas participantes do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, da ABAG/RP, em 2014.

São professores de 36 municípios da região de Ribeirão Preto.

Na prática os quase 150 professores que participarão das visitas monitoradas em empresas do agronegócio vão dar continuidade à capacitação que começou com a palestra do ex-ministro Roberto Rodrigues, que mostrou a eles um panorama histórico e atual do agronegócio, sua dimensão geopolítica, destacando a importância do setor para a sociedade.

Com as visitas o objetivo é que eles enxerguem por si aspectos do setor que possam ser usados em sala de aula nas mais diversas disciplinas, da matemática à história, do português à arte.

Além disso, as visitas costumam clarear ideias sobre o setor que muitas vezes são herança de uma visão histórica negativa. Invariavelmente, nestes 13 anos de Programa Educacional, os professores sempre chegam com muitas dúvidas sobre a responsabilidade social e ambiental do setor, e acabam se surpreendendo positivamente.

A tecnologia é outro tema que encanta os educadores, a modernidade do agro, apesar de já muito comentada pela mídia, ganha outra dimensão ao ser vista de perto.

A questão da gestão e da capacitação das pessoas também, pois profissionalmente os jovens estudantes não costumam considerar o agronegócio como uma opção de carreira.

As visitas são preparadas especialmente para os professores e vão acontecer na seguinte ordem:

16/05
- Usina São Martinho – Pradópolis
- Santal Equipamentos – Ribeirão Preto
Professores participantes são das cidades de Buritizal, Ituverava, Morro Agudo, Orlândia, Pradópolis, Santa Ernestina, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão.


23/05
- Embrapa Instrumentação Agropecuária – São Carlos
- Coplana – Jaboticabal
Professores participantes são das cidades de Bebedouro, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Guapiaçu, Guaraci, Jaboticabal, Jardinópolis, Miguelópolis, Motuca, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Severínia, Terra Roxa.


30/05
- Laticínios Jussara – Patrocínio Paulista
- Fazenda Bom Jesus (Labareda Agropecuária) – Cristais Paulista
Professores participantes são das cidades de Altinópolis, Brodowski, Cândido Rodrigues, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guará, Guariba, Ipuã, Luiz Antônio, Monte Alto, Ribeirão Corrente, Sertãozinho.

Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 870 - sala. 510 - Iguatemi Empresarial - Vila Golf - CEP. 14027-250 - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax: (16) 3623-2326 - abagrp@abagrp.org.br