Entrar

Mais um mergulho nas cadeias produtivas do agronegócio paulista

Compartilhe

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

No inicio de agosto aconteceu mais um Ciclo de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, organizado especialmente para os estudantes de jornalismo da Puc/Campinas e Unimep/ Piracicaba.

Dessa vez o Ciclo mostrou aos futuros formadores de opinião o agronegócio perto de suas realidades. As visitas e as palestras do Ciclo são o grande diferencial do Prêmio, pois oferecerem a eles a oportunidade de conhecer diferentes elos das cadeias produtivas do agronegócio.

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto as atividades aconteceram nas regiões de Campinas e Piracicaba. Os estudantes de jornalismo viram de perto a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, começando pelo “dentro da porteira”, com a colheita no campo seguida do “pós-porteira”, com uma visita à usina Iracema, do Grupo São Martinho.

Tudo para entender o caminho que a matéria prima percorre para depois ser transformada em etanol, açúcar e energia elétrica, entre outros subprodutos.

Como não existe o dentro e o pós sem o “antes da porteira” os estudantes de jornalismo visitaram a Case IH, em Piracicaba, onde são produzidas colhedoras de cana.

Continuando o caminho pelos elos da cadeia produtiva, a Syngenta recebeu os alunos em sua fazenda experimental em Holambra para mostrar como acontecem as pesquisas e os experimentos com os agroquímicos e sementes.
Para completar as atividades práticas do Prêmio aconteceram duas visitas nas mais importantes instituições de pesquisa do agronegócio brasileiro: o Instituto Agronômico de Campinas e a Embrapa, na unidade de Monitoramento por Satélite.

Foi uma oportunidade para entender como as pesquisas ajudaram o Brasil a deixar de ser importador de alimentos e passar a ser um player mundial na produção de grãos, fibras e energia.

Oportunidade também para conhecer os mais relevantes estudos sobre o uso das terras no país.

Devido ao grande número de estudantes de jornalismo participantes do Prêmio da ABAG/RP em 2014 o Ciclo de Palestras e Visitas está sendo realizado em etapas, cinco ao todo.

As duas próximas etapas, uma em agosto e a outra em setembro, vão reunir os alunos da Unesp de Bauru e os alunos das faculdades da região de Ribeirão Preto: Unaerp, SebCoc, Barão de Mauá, Uniara e Unifran.

ABAG/RP