Entrar

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” 2015 - Cidades da região têm até 20 de fevereiro para aderir

Compartilhe

A ABAG/RP, Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, já está com tudo pronto para iniciar mais uma edição de seu Programa Educacional, que completa 15 anos de atividades ininterruptas em 2015.

O Programa é desenvolvido pela Associação em parceria com as secretarias municipais de educação das cidades de sua área de atuação, 86 municípios da região de Ribeirão Preto.

As cidades que já participaram no ano passado estão renovando a parceria e novos municípios se preparam para um ano repleto de atividades.

Até o dia 20 de fevereiro os responsáveis pela educação das cidades podem inscrever suas escolas de Ensino Fundamental II no O “Agronegócio na Escola”, que proporciona oportunidades para que professores e alunos, de 8º e 9º anos, conheçam um pouco melhor a história e a economia agroindustrial da região.

Sobre o “Agronegócio na Escola”

O trabalho é desenvolvido pela ABAG/RP desde 2001. Mais de 160 mil alunos já participaram. O objetivo é valorizar o agronegócio regional, o que acontece naturalmente durante as atividades oferecidas pelo Programa.

Com o “Agronegócio na Escola” professores e alunos visitam indústrias, usinas, fazendas, empresas, universidades e centros de pesquisas para conhecer o lado econômico, social e ambiental do setor.

As atividades práticas do programa começam no dia 10 de abril com a tradicional palestra do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, que apresenta o panorama mundial e nacional do agronegócio.

Agronegócio na prática

Os professores, para contextualizar as informações da palestra, são os primeiros a sair da sala de aula.

É a oportunidade de relacionar o conteúdo programático de suas disciplinas com as informações recebidas na palestra de capacitação somadas às experiências vivenciadas nas visitas monitoradas em empresas do agronegócio.

Já para os alunos a primeira oportunidade de visita começa na Agrishow, onde participam os vencedores do Concurso de Redação que acontece no mês de março. Cerca de 250 pessoas, entre alunos e professores, fazem a visita.

Ao longo do ano, após as aulas em sala, é hora de o professor juntar o conhecimento prático aos conteúdos teóricos.

Eles escolhem livremente os roteiros de visitas para levar seus alunos e ver de perto o que já estudaram nos livros e nas pesquisas. Neste ano cerca de 200 professores e 15.000 alunos devem participar do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”.


Mais informações:
Tel.: (16) 3623-2326
E-mail: abagrp2@abagrp.org.br

ABAG/RP