Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Capital Brasileira do Agronegócio

NOTÍCIAS

08 Junho 2015

Estudantes de jornalismo saem das salas de aula para conhecer o agronegócio paulista

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

No próximo dia 10 de junho começam as atividades práticas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro com o Ciclo de Palestras e Visitas, que é o grande diferencial do Prêmio.

Ele possibilita que os estudantes de jornalismo conheçam um pouco mais sobre o agronegócio, o maior setor da economia brasileira, percebam as diferentes editorias que cabem dentro de um só setor e se credenciem, com a participação, a inscrever matérias para concorrer nas modalidades escrita e vídeo a um prêmio de R$ 2.500,00.

Nesta oitava edição o prêmio de jornalismo da ABAG/RP terá dois ciclos que vão acontecer em junho e agosto. Nos próximos dias 10,11 e 12 de junho o primeiro Ciclo terá a participação de 70 estudantes de jornalismo de São Paulo (Cásper Líbero, ECA, Mackenzie e Metodista), de Campinas (PUC) e de Piracicaba (Unimep).

Eles vão participar de uma verdadeira imersão em agronegócio, conhecendo um pouco do antes, do dentro e do depois da porteira das fazendas, serão cerca de 30 horas de atividades.

A programação começa nas cidades de Piracicaba e Iracemápolis, onde os futuros jornalistas vão poder ver de perto o setor sucroenergético, colheita de cana e industrialização de açúcar e etanol, convencional e de 2ª geração (Usina Iracema e Costa Pinto/Raízen).

Na Esalq/USP os estudantes vão perceber como a ciência tem sido aliada na evolução da agropecuária brasileira. Em Sorocaba e Campinas o antes da porteira será o foco das visitas em uma fábrica de colhedoras (Case IH) e em duas empresas de defesa vegetal (Monsanto e Ihara).

O último dia do Ciclo vai acontecer na cidade de Campinas, na Embrapa Monitoramento por Satélite, onde os estudantes de jornalismo vão participar de um seminário.

O ex-ministro Roberto Rodrigues vai falar sobre o agronegócio brasileiro e mundial e a importância desse setor para garantir sustentavelmente a segurança alimentar no presente e no futuro. Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, vai falar sobre a bioenergia.

Venilson Ferreira, editor da Revista Globo Rural, fala sobre a mais tradicional publicação de agro do Brasil e sobre as oportunidades profissionais para os jornalistas atuarem nesse setor.

O diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, é o convidado para falar sobre a importância da Embrapa para o desenvolvimento da agricultura brasileira e sobre as novidades tecnológicas que ainda estão nos laboratórios da empresa.

Sobre o Prêmio

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional.

O Prêmio é composto por duas categorias: Profissional e Jovem Talento.

Participam estudantes de jornalismo, a partir do 3º semestre, de 12 faculdades do estado de São Paulo e jornalistas profissionais.

Para os jornalistas de fora região de atuação da ABAG/RP, Ribeirão Preto, a única exigência é que a pauta seja sobre o agronegócio do nordeste do Estado de São Paulo.

Os profissionais podem inscrever matérias nas modalidades: Plataforma escrita diária: Jornal e internet; Plataforma escrita especial: Revista e cadernos especiais de jornais e Plataforma eletrônica: TV. O prêmio para os profissionais é de R$ 10.000,00 por modalidade.

Desde 2013 o prêmio de jornalismo da ABAG/RP faz parte dos prêmios mais importantes do país, aqueles que ajudam a ranquear os jornalistas mais premiados do Brasil. Mais informações em www.abagrp.or.br

Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 870 - sala. 510 - Iguatemi Empresarial - Vila Golf - CEP. 14027-250 - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax: (16) 3623-2326 - abagrp@abagrp.org.br