Entrar

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA EDUCACIONAL “AGRONEGÓCIO NA ESCOLA” 2015

Compartilhe

O Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, desenvolvido pela ABAG/RP em parceria com Secretarias Municipais da Educação, chega ao fim da sua edição de 2015 com um grande encontro que vai reunir na próxima sexta feira, 6 de novembro, professores e alunos de 91 escolas de 34 cidades da região.

O encontro é a oportunidade para compartilhar o conhecimento adquirido sobre o agronegócio neste ano que, além de palestras de capacitação e visitas monitoradas para professores e alunos, teve muita atividade dentro das escolas.

Para os alunos acontece a 2ª Feira do Conhecimento, que ocorrerá no período da manhã, das 9 horas ao meio dia.

Já os professores farão as apresentações do 5º Prêmio Professor à tarde, a partir das 13h30, no auditório do IAC/Apta, em Ribeirão Preto.


Educação e agronegócio

Como um projeto de agronegócio pode mudar a rotina de uma escola inteira? É isso que os professores vão mostrar no 5º Prêmio Professor “Agronegócio na Escola”.

Ao longo dos 15 anos do Programa, os professores têm usado as informações que adquirem nas capacitações das mais diversas maneiras.

Discutem sobre a sustentabilidade, o empreendedorismo e a profissionalização, as relações do trabalho e buscam conhecer melhor a história e a economia de suas cidades, por meio de uma análise crítica do setor.

Os assuntos discutidos ajudam a contextualizar a realidade do agronegócio regional dentro das disciplinas curriculares.

A forma como os professores usam esse conhecimento dentro das salas de aula compete exclusivamente a cada um deles, por meio do desenvolvimento de atividades e de projetos que estruturem e que liguem os conteúdos lecionados nas salas de aulas.


Apresentações

Os professores autores dos 6 projetos finalistas, que foram pré-avaliados por uma comissão julgadora formada por 4 especialistas, sendo 2 em agronegócio e 2 em educação, farão sua apresentações práticas para que os jurados escolham os 3 melhores trabalhos.

Professor: Walter Aparecido da Silva
Escola: EMEB Profª Maria Cecilia Pacifico de Faria
Escola: Guariba
Projeto: Agronegócio e a Cana de Açúcar

Professor: Rita de Cássia de Azevedo
Escola: EMEF Profª Andréia Sertori Sandrin
Cidade: Guatapará
Projeto: Estufa

Professor: Marcos Coelho da Silva
Escola: EMEB Gino Bellodi
Cidade: Guariba
Projeto: A Cadeia Produtiva do Tomate

Professor: Silvana Aparecida Eduardo Quinalia
Escola: EMEB Drª Rita Schilther de Mattos
Cidade: Monte Alto
Projeto: Produzir mais, degradando cada vez menos

Professor: Regina Celia Batista Simoso
Escola: EMEF Prof Antônio Cristino Cabral
Cidade: Sertãozinho
Projeto: Água Cinza

Professor: Leandro Miguel de Assis
Escola: EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini
Cidade: Descalvado
Projeto: Irrigação sustentável utilizando cisterna


Sobre o Programa Educacional “Agronegócio Na Escola”

O Programa Educacional da ABAG/RP, o “Agronegócio na Escola”, há 15 anos vem sendo desenvolvido em parceria com escolas públicas da região de Ribeirão Preto. Neste período cerca de 164 mil alunos participaram de suas atividades que acontecem durante todo o ano letivo.

Cerca de 8 mil e quinhentos professores já foram capacitados até agora. Usando metodologia própria, a capacitação dos educadores é a prioridade do Programa e acontece por meio de palestras e visitas a empresas agroindustriais, instituições de pesquisas, universidades e fazendas da região.

A marca do “Agronegócio da Escola” é um ônibus em movimento carregado de jovens.

Um ônibus que nestes 15 anos rodou milhares de quilômetros compartilhando conhecimento e esperança de um futuro melhor por meio da educação.

O Programa é um compromisso da ABAG/RP para revelar às comunidades a dimensão e a importância do agronegócio para a região e para o país.

Números do Programa Educacional “Agronegócio a Escola” 2015

14 mil alunos /300 professores/ 91 escolas de 34 cidades:

Altinópolis, Brodowski, Buritizal, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guapiaçu, Guará, Guaraci, Guariba, Guatapará, Ituverava, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Morro Agudo, Motuca, Orlândia, Pradópolis, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, São Simão, Sertãozinho, Severínia e Terra Roxa.

ABAG/RP