Entrar

Anunciados os vencedores do 8º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, e as novidades para a edição de 2016

Compartilhe

Hamilton Ribeiro”, que aconteceu no dia 27 de novembro, em Ribeirão Preto, reuniu os concorrentes de 2015 nas duas categorias: Profissional e Jovem Talento. Os vencedores só foram conhecidos no momento da premiação.

Esta edição recebeu um número recorde de inscrições. Os jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo enviaram cerca de 100 trabalhos para serem avaliados.

A Comissão Julgadora foi composta por dois jornalistas e três especialistas em agronegócio, todos indicados por entidades de representação do setor. A disputa foi acirrada, pela qualidade dos trabalhos.

Os profissionais concorreram em três modalidades, e os que levaram o prêmio de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) para casa foram:
• Plataforma Eletrônica: TV

João Carlos Borda e Maurício Glauco
Matéria: Um pedaço da Itália na Terra
Veículo: EPTV Ribeirão Preto

• Plataforma Escrita Especial: Revistas e Cadernos Especiais de Jornais

Natália Cherubin Alves
Matéria: A corrida pela cana transgênica
Veículo: Revista RPA News

• Plataforma Escrita Diária: Jornal e Internet

Leonardo Ruiz Gallan e Luciana Paiva
Matéria: A cana e a água
Veículo: Revista Digital Canaonline

Os estudantes de jornalismo concorreram na Categoria Jovem Talento, em duas modalidades: Vídeo e Mídia Escrita. Os primeiros colocados em cada uma delas receberam vales compra no valor de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos Reais).

Os segundos e terceiros colocados foram premiados com câmeras fotográficas semiprofissionais.

Modalidade Vídeo
1º Lugar: Lígia Neves / Mathias Brotero
Matéria: Avanços tecnológicos do agronegócio
Faculdade: Cásper Líbero - São Paulo

2º Lugar: Igor Naves Calil Pereira
Matéria: Etanol 2G: um desafio sustentável
Faculdade: PUC - Campinas

3º Lugar: Werlon Cesar Cruz Júnior
Matéria: Leite biofortificado
Faculdade: Unaerp - Ribeirão Preto

Modalidade Mídia Escrita

1º Lugar: Lucas Jacinto
Matéria: Precisamos falar sobre controle biológico
Faculdade: Unimep - Piracicaba

2º Lugar: João Pedro Ferreira de Paula / Marcos Aurélio Cardinalli
Matéria: Agregar valor ao café: um sonho antigo
Faculdade: FAAC Unesp - Bauru

3º Lugar: Bárbara Maria da Costa
Matéria: Diversidade energética precisa se tornar meta brasileira
Faculdade: FAAC Unesp - Bauru

Prêmio Especial - MBA em Agronegócio

Os dois estudantes classificados em primeiro lugar nas modalidades Vídeo e Mídia Escrita disputaram entre si uma bolsa integral para o MBA em Agronegócio oferecido pelo Pecege - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, da Esalq/USP. Por decisão da Comissão Julgadora, foi selecionado Lucas Jacinto, da Unimep, de Piracicaba.
Novidades no Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro” para 2016.

Criado em 2008 para reconhecer o trabalho dos jornalistas da região de Ribeirão Preto na divulgação do agronegócio, e incentivar os futuros jornalistas a se interessarem pelo tema, o Prêmio de jornalismo da ABAG/RP conseguiu reconhecimento ao ser considerado para a composição do Ranking Jornalistas & Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros, em 2012.

Apesar de jovem, o Prêmio galgará um novo patamar em 2016, e passará a abranger todo o Estado de São Paulo. Dessa forma, além de valorizar o agronegócio paulista mostrará também a diversidade produtiva do Estado. Esse novo formato permitirá a participação de estudantes de outras instituições de ensino na Categoria Jovem Talento, o que acontecerá de forma paulatina.

É fundamental manter a qualidade do formato desenhado para atender os futuros jornalistas que nos Ciclos de Palestras e Visitas do Prêmio têm a oportunidade de conhecer e entender melhor o agronegócio, o maior e mais importante setor da economia paulista e brasileira.

Mais informações:
Valéria Ribeiro
Assessora de comunicação ABAG/RP
abagrp3@abagrp.org.br

ABAG/RP