Entrar

“Agronegócio na Escola” - A 16ª edição do Programa Educacional da ABAG/RP está a todo vapor

Compartilhe

No dia 27 de abril, 132 professores, de 22 cidades da região de Ribeirão Preto participaram de uma visita guiada à 23ª Agrishow, Feira de Tecnologia Agrícola em Ação. Foi a continuidade da capacitação, iniciada com a palestra inaugural proferida pelo Ministro Roberto Rodrigues.

Os educadores foram recebidos por pesquisadores da SAA - Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e por técnicos das empresas expositoras. Puderam ver como a pesquisa e a tecnologia contribuem para que o agronegócio brasileiro alcance novos patamares de desenvolvimento.

Na área da SAA foram recebidos pelo secretário Arnaldo Jardim. Após a exposição sobre o agronegócio paulista, os professores percorreram os plots para apreciar a diversidade de experimentos, e o que está sendo desenvolvido pela rede oficial de pesquisa paulista.

Nos estandes das empresas visitadas, conheceram algumas das inovações tecnológicas que têm promovido a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.

Na Case IH, empresa multinacional, foram recebidos pelo diretor de marketing, Christian Gonzalez. Ele destacou a história da marca no mundo, e a semelhança entre as máquinas e equipamentos utilizados hoje no Brasil e nos EUA.

Na sequência seguiram para duas indústrias nacionais, de gestão familiar, sediadas na região.

Na Jumil, de Batatais, que completa 80 anos em 2016, o presidente do Conselho, Rubens Moraes, deu uma aula de história. A empresa enfrentou a 2ª Guerra Mundial, crises econômicas e a concorrência dos equipamentos importados, mas soube agregar tecnologia para competir no mercado.

Na Baldan, de Matão, o diretor de marketing, Carlos Batista, contou a história da empresa, que tem 87 anos, e foi uma das pioneiras da mecanização da agricultura brasileira. Ele também abriu as portas da fábrica para que os professores realizem aulas práticas com seus alunos, para analisar os processos, da elaboração do projeto até o produto final.

Nas dinâmicas de campo da Agrishow, os professores foram ao estande da Basf, e conheceram um dos métodos de formação de mudas de cana-de-açúcar.

Posteriormente viram, com o apoio da Coopercitrus, o plantio mecanizado no campo.

A cooperativa fez também outras demonstrações de operações agrícolas, mostrando como a agricultura de precisão possibilita a aplicação de insumos de acordo com as necessidades das plantas e as características do solo, sem desperdícios.

Os professores gostaram do que viram, e muitos disseram que vão aproveitar as informações adquiridas para montar seus projetos para concorrer ao “6º Prêmio Professor Agronegócio na Escola”.

Apesar do entusiasmo, ainda há muito para ser mostrado. A capacitação continua até o mês de junho. Haverá visitas em instituições de pesquisa, fazendas e agroindústrias associadas à ABAG/RP. A novidade é que os professores poderão participar de todas as visitas.

AGENDA:
Dia 31 de maio: Usina São Martinho, em Pradópolis.
Dia 3 de junho: Cocapec - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, em Franca; e Usina Batatais, em Batatais.
Dia 10 de junho: Embrapa Instrumentação Agropecuária e Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos.
Dia 17 de junho: Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense; e Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura, em Araraquara.
Dia 24 de junho: Usina São Francisco, em Sertãozinho
Dia 30 de junho: Socicana, em Guariba; e Coplana - Cooperativa Agroindustrial, em Jaboticabal.

ABAG/RP