Entrar

Produtores Rurais, Usinas e a ABAG/RP mais uma vez, juntos, contra os incêndios

Compartilhe

A Campanha Institucional de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, em 2016, será lançada no próximo dia 21 de julho, em Ribeirão Preto.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente constatou que o ano de 2016 está mais seco em relação a 2015. São preocupantes os dados quanto à ocorrência de incêndios. Foram 998 focos de 1º de janeiro até 30 de junho, um aumento de 83%. Este número, segundo a SMA/SP, é recorde e está acima dos registrados no mesmo período em 2010 e 2014, anos marcados por severas secas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Campanha será desenvolvida com o objetivo de esclarecer que os incêndios no campo são prejudiciais não só para a área rural, mas também para as cidades, a sociedade e o meio ambiente. O mote do trabalho continua sendo diferenciar "queima controlada" de "incêndio", e mostrar que o futuro da cultura da cana-de-açúcar tende, exclusivamente, à colheita mecanizada sem queima.

A Campanha, que nasceu como uma ação localizada, neste ano vai extrapolar a região de Ribeirão Preto. A adesão de 33 associações ligadas à Orplana, que juntas representam16 mil produtores rurais, de cinco estados do Centro Sul; e as replicações promovidas em outras unidades das usinas, cooperativas e associações parceiras, multiplicarão o alcance da iniciativa.

A área de cana alcançada pela Campanha em 2016 atinge 2 milhões de hectares, um milhão cultivados por produtores e um milhão pelos grupos empresariais do setor sucroenergético.

A exemplo de 2015, a estratégia é fazer uso da educação e da comunicação para incentivar a adoção de atitudes que evitem os incêndios. A expectativa é que, como no ano passado, seja intensificada a cooperação entre produtores e usinas, por meio de uma ampla rede de informação que permita conectar a pronta identificação de focos de incêndios com as brigadas mais próximas, o que representa agir mais rápida e eficazmente contra o fogo no campo.

É a concentração de esforços para sensibilizar todos os cidadãos das regiões produtoras de cana do Centro Sul quanto aos prejuízos causados pelos incêndios.

Campanha 2015 em números

O tema “incêndios” virou assunto para professores, alunos, trabalhadores e moradores das pequenas e grandes cidades. Palestras foram realizadas pelos parceiros em escolas, clubes de serviço, indústrias e agroindústrias. Foram distribuídas 85 mil cartilhas.

Na região foram instalados 118 outdoors, 121 placas de estrada, além de 53 busdoors.
Nas emissoras de rádio e televisão foram veiculados, durante três meses, comerciais institucionais, atingindo mais de 3,5 milhões de pessoas.


Local: Centro Empresarial Iguatemi - Auditório.
Avenida: Luiz Eduardo de Toledo Prado, 270, Vila Golfe, Ribeirão Preto
Data: 21/07/2016
Horário: 09h30


Mais informações:
Valéria Ribeiro
Assessora de Comunicação ABAG/RP
abagrp3@abagrp.org.br
(16) 997962446

ABAG/RP