Entrar

ABAG/RP recebe professores de 63 cidades para a abertura do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” 2017

Compartilhe

Na próxima segunda feira, dia 24 de abril, acontece o evento que marca o início das atividades de capacitação do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, desenvolvido pela ABAG/RP desde 2001.

Neste primeiro evento os professores das redes municipais de ensino das 62 cidades participantes terão a oportunidade de “aprender” sobre agronegócio e sobre sustentabilidade.

O Ministro Roberto Rodrigues, um dos mais respeitados líderes do agronegócio brasileiro e mundial, Coordenador do GVagro e Embaixador da FAO/ONU para o Cooperativismo, fará a já tradicional palestra inaugural mostrando, de forma lúdica, a importância deste setor para o Brasil e para o mundo.

O Ministro, ao longo de sua vida, tem defendido o papel transformador da educação, tanto que foi professor da Unesp e de outras instituições por quatro décadas, e continua “educando” em cada uma de suas palestras ao redor do mundo. Rodrigues tem especial apreço pelo Programa Educacional da ABAG/RP, pois faz com que as pessoas tenham um olhar especial sobre a realidade local e se preparem para novas oportunidades.

A consultora em gestão da Fundação Espaço ECO (FEE), Taísa Caires, ministrará a outra palestra do evento, com o tema: “Construindo um Mundo Sustentável: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Escola”. Ela falará sobre o papel dos professores na disseminação dos ODS, principalmente para informar e engajar as futuras gerações no processo de construção da nova economia.

Até 2030, os 17 ODS serão um dos principais temas para o desenvolvimento sustentável do mundo. São as metas a serem alcançadas globalmente, substituindo os Objetivos do Milênio (ODM), para diminuir desigualdades, conservar o meio ambiente e crescer economicamente.

Visitas monitoradas
Depois dessa etapa os educadores saem a campo para as visitas monitoradas. Os roteiros priorizam importantes cadeias produtivas da região, além das instituições de ensino e pesquisa voltadas para o setor. A intenção é que vejam in loco o que é o agronegócio, e compreendam sua proximidade, dimensão e importância, tanto econômica, quanto social e ambiental. 

Sobre o “Agronegócio na Escola”

O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” vem sendo desenvolvido pela ABAG/RP em escolas públicas da região de Ribeirão Preto desde 2001. Foi o primeiro projeto da Associação voltado para a valorização institucional da imagem do agronegócio. Desde o princípio a ABAG/RP prioriza a capacitação dos professores, para que, conhecendo o setor, possam usar esses novos conhecimentos em sala de aula.

Em todos esses anos do Programa milhares de professores já foram capacitados, e mais 190 mil alunos beneficiados. Cerca de duas mil visitas foram realizadas.

Municípios participantes em 2017:

Em 2017 o Programa contará com a participação de 63 municípios, 171 escolas e mais de 21.000 alunos.

Altinópolis, Analândia, Araras, Barrinha, Brodowski, Buritizal, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Corumbataí, Cravinhos, Cristais Paulista, Descalvado, Dobrada, Dourado, Dumont, Fernando Prestes, Franca, Guará, Guaraci, Guariba, Guatapará, Ibaté, Ipuã, Itirapuã, Jaborandi, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Luiz Antônio, Matão, Miguelópolis, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Motuca, Nova Europa, Nuporanga, Pedregulho, Pirangi, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, Santa Lúcia, São José do Rio Pardo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Tabatinga, Taiaçu, Taiúva, Tambaú, Taquaral, Taquaritinga e Viradouro. 

Serviço:
Palestra de Capacitação
Programa Educacional “Agrongócio na Escola”
Dia: 24 de abril de 2017
Horário: 14 horas
Local: IAC Centro de Cana Ribeirão Preto
Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321, s/n - Ribeirão Preto

ABAG/RP