Entrar

Alunos do Ensino Fundamental I das escolas públicas de Serrana, no interior de São Paulo, trocaram as salas de aulas por uma sessão de teatro.

Compartilhe

Alunos do Ensino Fundamental I das escolas públicas de Serrana, no interior de São Paulo, trocaram as salas de aulas por uma sessão de teatro. A inciativa foi do Grupo Pedra Agroindustrial, cuja sede fica na cidade. O Grupo que é parceiro do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, recebe professores e alunos para visitas monitoradas em suas unidades. Impossibilitados de receber alunos menores de 12 anos decidiram levar o agronegócio até eles, em forma de arte. 

A cartilha “Agronegócio: sua vida depende dele”, que conta em quadrinhos a história da agricultura, da idade das cavernas até a era moderna, foi adaptada para o teatro pelo Grupo TPC. Foram meses de espera para professores e alunos, porém quando o grande dia chegou foi uma festa. 1.200 alunos assistiram quatro sessões da peça: “Que negócio é esse?"

Em 40 minutos é contada a estória de dois irmãos, uma menina espevitada, Beca, que sabe tudo sobre o agronegócio, e tenta ensinar seu irmão, Nicolas. O menino, além de não saber nada sobre o agro, acredita em notícias da internet, que não correspondem à verdade. 

Um desmaio do garoto faz ele voltar no tempo, e acompanhar a evolução da agricultura. O começo de tudo é a descoberta de que é possível tirar alimento da terra, o que na versão da cartilha da ABAG/RP é uma “façanha” da mulher da Idade das Pedras. A saga segue pelo Egito com o plantio nas margens do Nilo, passa pela agricultura de subsistência até chegar aos dias atuais. Com direito a uma breve pincelada sobre ciência, tecnologia e preservação ambiental. Ainda houve tempo para contar, em 2 minutos, como a cana-de-açúcar é transformada em seus principais produtos: etanol, açúcar e energia elétrica.

O tema se mostrou um ótimo argumento para uma boa história. As crianças e os adultos gostaram muito!

ABAG/RP