Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Capital Brasileira do Agronegócio

NOTÍCIAS

06 Maio 2013

Alunos de Jornalismo da Uniara participam da primeira etapa do prêmio ABAG 2013

21 alunos dos segundo, terceiro e quarto anos do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara participam entre os dias 1º e 4 de maio, da primeira etapa da edição 2013 do prêmio da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto – ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.

A coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi, explica que o prêmio é um programa de jovens jornalistas realizado todos os anos. “Durante o evento, são ministradas palestras e também feitas visitas técnicas a empresas, cooperativas, fazendas, institutos de pesquisa e usinas ligadas ao agronegócio”, afirma.

De acordo com ela, o programa, que é dividido em duas categorias - jovens jornalistas e profissionais da área - culmina com um concurso de reportagem de jornalismo impresso e televisão, onde as melhores matérias serão escolhidas como vencedoras. “Para chegar a essa última etapa, cujo resultado será divulgado no final do ano, é necessário que os inscritos estejam presentes em todas as palestras e eventos, e também que veiculem suas reportagens”, comenta.

A ABAG promove o transporte, a alimentação e a hospedagem para os participantes do evento, onde somente instituições de ensino superior convidadas estarão presentes. “A participação da Uniara acontece desde o primeiro prêmio, há seis anos. Entre as instituições, há outras escolas renomadas de Jornalismo, como a Cásper Líbero, a Escola de Comunicação e Arte - ECA da Universidade de São Paulo – USP, cuja sua primeira participação acontece este ano, e a Unesp de Bauru, entre outras”, conta.

Para a coordenadora, o evento é uma ótima oportunidade para os alunos da Uniara se integrarem com outros estudantes de jornalismo e conhecerem colegas de outras cidades e realidades. “No evento, o aluno se enriquece de informação e sai conhecedor do principal motor da economia nacional, que é o agronegócio”, ressalta.

Elivanete afirma que o prêmio reforça um dos enfoques do curso oferecido pela instituição, o jornalismo segmentado. “Temos a intenção de privilegiar características regionais, e a região de Araraquara é rica quando o assunto é agronegócio. É muito importante esse aprofundamento do aluno que vai trabalhar nesse ramo, pois ele conhecerá melhor essa área”, finaliza.

Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 870 - sala. 510 - Iguatemi Empresarial - Vila Golf - CEP. 14027-250 - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax: (16) 3623-2326 - abagrp@abagrp.org.br