Entrar

Estudantes da rede municipal de ensino visitam o agronegócio da região de Ribeirão Preto. É o “Agronegócio na Escola”

Compartilhe

O segundo semestre é sempre o mais esperado pelos alunos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”. É hora de sair das salas de aula e visitar as empresas associadas à ABAG/RP que abrem suas portas para o Programa.

Depois de um primeiro semestre onde o tema agronegócio foi estudado em diferentes matérias do currículo, seja por meio de assuntos específicos, pesquisas e redações, ou ainda de maneira indireta com os professores relacionando o conteúdo programático com exemplos práticos do agronegócio, agora é hora de aprender in loco.

A saída da sala de aula é o diferencial do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” que tem por símbolo um ônibus cheio de jovens rodando pelas estradas. Nesse momento o objetivo é proporcionar a todos os alunos um contato mais próximo com o setor que é a locomotiva do desenvolvimento regional e nacional.

O que se espera é que eles entendam o que o agronegócio significa para a região, valorizem o setor e até possam perceber oportunidades e descobrir caminhos profissionais para o seu futuro.

As empresas associadas à ABAG/RP recebem estes alunos desde 2001 e têm equipes preparadas para uma visita monitorada que se encaixa nos objetivos do Programa.

São 15 os roteiros à disposição das escolas que escolhem livremente o que querem mostrar a seus alunos: indústrias, fazendas, centros de pesquisa, cooperativas e universidade.

Muitos desses roteiros fazem parte da vida desses jovens sem que eles se deem conta, pois estão bem perto de suas casas ou empregam parentes e amigos.

Roteiros do Programa “Agronegócio na Escola”
UNESP / Jaboticabal
Ourofino Agronegócio / Cravinhos
Embrapa Pecuária Sudeste / São Carlos
Embrapa Instrumentação Agropecuária / São Carlos
Coplana / Jaboticabal
Santal Equipamentos / Unidade 1 Ribeirão Preto / Unidade 2 Cravinhos
Jumil / Batatais
Baldan / Matão
Fazenda Bom Jesus / Cristais Paulista
Usina Batatais / Batatais
Usina Ipiranga / Descalvado
Usina da Pedra / Serrana
Usina Santa Fé / Nova Europa
Usina São Francisco / Sertãozinho
Usina Santo Antônio / Sertãozinho
Usina São Martinho / Pradópolis

ABAG/RP