Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Capital Brasileira do Agronegócio

OUTRAS AÇÕES

Projeto Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani é um enorme reservatório de águas subterrâneas, 1 milhão e 200 mil quilômetros quadrados, que se estende entre os territórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Uma área equivalente à dos países da Inglaterra, França e Espanha, juntos.

Com um volume aproveitável de água da ordem de 40 km3/ano, trinta vezes superior à demanda por água de toda população existente em sua área de abrangência, cerca de 15 milhões de pessoas, o Guarani é um dos principais mananciais de água doce do mundo. O principal uso de suas águas é o abastecimento urbano, especialmente nas proximidades das zonas de recarga. Nas zonas confinadas profundas ele apresenta águas quentes que são utilizadas prioritariamente para recreação.

Entre maio de 2003 e janeiro de 2009, os quatro países da área de abrangência do Aquífero executaram o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani. A iniciativa foi implementada com recursos doados pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e contrapartidas dos países, com o apoio do Banco Mundial e da Organização dos Estados Americanos (OEA). O Projeto foi dividido em Pilotos, sendo três transfronteiriços e um na Região de Ribeirão Preto, área de recarga do Guarani. A ABAG/RP participou do grupo coordenador dos trabalhos na região de Ribeirão Preto. Além do aprofundamento do conhecimento técnico, os estudos permitiram o desenvolvimento de instrumentos de gestão específicos e a elaboração de um Programa Estratégico de Ação.

No final de 2008 foi realizado na cidade de Ribeirão Preto o II Congresso Aquífero Guarani, finalizando a etapa de estudos e dando início às gestões regionais. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo foi designado como catalisador das informações e disseminador das ações na região de Ribeirão Preto. O trabalho será intenso nos próximos anos, não apenas pela extensão e capacidade de armazenamento de água do Aquífero, como também pela elevada demanda por água na Bacia do Pardo, região de afloramento e recarga do Guarani. As informações gerais do Projeto Aqüífero Guarani estão disponíveis em documentos técnicos, mapas e instrumentos didáticos, no site: www.sg-guarani.org

Memória II Congresso Aquífero Guarani (PDF)
Download ( Arquivo PDF )

Memória II Congresso Aquífero Guarani (PDF)
Conclusões Projeto Aquífero Guarani (PDF)

Aquífero Guarani

 

Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 870 - sala. 510 - Iguatemi Empresarial - Vila Golf - CEP. 14027-250 - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax: (16) 3623-2326 - abagrp@abagrp.org.br