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ABAG/RP - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 2024
Regulamento
O presente Regulamento dispõe sobre a participação, apresentação do conteúdo, avaliações, certificações e premiações para professores, alunos e escolas do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 2024.
1. Participação
1.1. Aberto aos professores de escolas públicas e privadas, dos Ensinos Fundamental I e II, Médio, EJA e Ensino Profissionalizante.
1.2. As inscrições são individuais e devem ser feitas no site: https://www.abagrp.org.br
1.3. Os professores podem se inscrever a qualquer momento, a partir do dia 28/02, vide Quadro 01. A participação é livre e voluntária.
1.4. Os links de inscrição e acesso às atividades e eventos serão postados no Mural de Recados, na Área do Usuário do site da ABAG/RP (www.abagrp.org.br).
1.5. Todas as atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” serão certificadas, conforme item 5.
1.6. A ABAG/RP não se compromete a fornecer transporte, hospedagem ou alimentação para os eventos dispostos no Quadro 01.
2. Apresentação do conteúdo
2.1. Evento de abertura - dia 26/04, na cidade de Ribeirão Preto, SP. O evento será transmitido online.
2.2. Materiais de apoio - disponíveis no site da ABAG/RP: Cartilhas; Módulos de aprendizagem; Palestras gravadas; Vídeos; Textos; Livros; e outros.
2.3. Papo com Especialista (palestra/workshop) - evento(s) online com especialistas. Os links de inscrição e acesso serão divulgados no site da ABAG/RP.
2.4. Visitas
2.4.1. Oferecidas ou organizadas pela ABAG/RP
2.4.1.1. Para professores - agendadas mediante disponibilidade nas organizações associadas ou parceiras; e interesse dos docentes. Somam pontos para o Prêmio Professor (item 3.1.2) e Prêmio Escola (item 3.3.2).
2.4.1.2. Para alunos - agendadas mediante disponibilidade nas organizações associadas ou parceiras; e interesse dos docentes. Somam pontos para o Prêmio Professor (item 3.1.2) e Prêmio Escola (item 3.3.2), desde que validadas pela ABAG/RP. Para tanto, os itens constantes no Anexo 01 deverão ser integralmente preenchidos e enviados, até o dia 30/09, para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br para avaliação, caso contrário serão desconsiderados.
2.4.2. Organizadas pelas escolas e/ou docentes - para professores ou alunos. Poderão somar pontos para o Prêmio Professor e Prêmio Escola, desde que realizadas, no período de 27/04 a 30/09, obrigatoriamente, em empresas, instituições e/ou organizações vinculadas diretamente ao agro. Para tanto, os itens constantes no Anexo 01 deverão ser integralmente preenchidos e enviados para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br para avaliação, caso contrário serão desconsiderados.
2.4.2.1. Visitas de professores - caso haja interesse em contabilizar pontos para o Prêmio Professor e Prêmio escola, é necessário consultar a ABAG/RP, com antecedência mínima de 15 dias, e informar: objetivo, local, dia, hora, nome dos professores e contato do responsável pela visita monitorada na empresa. A devolutiva será feita ao solicitante em até 2 (dois) dias úteis.
2.4.2.2. Visitas de alunos - somente serão consideradas válidas as visitas que contarem com a presença de, no mínimo, um professor e uma turma de alunos, comprovado por foto e formulário preenchido (conforme ANEXO 01).
3. Concursos e Premiações
3.1. Para professores
3.1.1. Concurso Projeto/Plano(s) de Aula(s) - elaboração de planos de aulas ou projetos com abordagem do tema agro em qualquer disciplina da grade comum curricular. A aplicação prática não é exigida, mas a proposta deve ser exequível.
3.1.1.1. Da validação, pontuação e classificação - serão considerados válidos os planos ou projetos que preencherem os quesitos e seguirem o modelo do Anexo 02. Todos os planos ou projetos serão pré-avaliados e até 05 (cinco) serão classificados para apresentação no Evento de Encerramento, conforme Item 4. Os trabalhos escritos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
a) Construção: introdução, objetivo(s), recurso(s) utilizado(s), desenvolvimento e conclusão; (até 40 pontos);
b) Coerência e coesão (até 25 pontos);
c) Criatividade na utilização de recursos didáticos (até 20 pontos);
d) Exequibilidade (até 15 pontos).
Pontos bônus - serão atribuídos 05 (cinco) pontos bônus para o professor que enviar um vídeo, de até 03 (três) minutos, com a síntese da proposta. Atenção! O professor que optar pelo envio do vídeo deverá hospedá-lo no YouTube previamente, e informar o link no ato do preenchimento do formulário de inscrição, localizado na Área do Usuário do site da ABAG/RP. O sistema não permite a inclusão do vídeo depois de finalizado o envio.
3.1.1.2. Da apresentação oral para a Comissão Julgadora - as apresentações dos autores dos 5 (cinco) trabalhos selecionados serão, preferencialmente, presenciais, podendo ser requeridas em modo virtual. Cada professor terá até 10 (dez) minutos para apresentar. A não apresentação, virtual ou presencial, acarretará na desclassificação do trabalho.
3.1.1.2.1. Da apresentação virtual - o professor poderá solicitar, até o dia 07/10, que sua apresentação à Comissão Julgadora seja feita de forma remota. O pedido, acompanhado de justificativa, deve ser feito pelo e-mail (abagrp2@abagrp.org.br). A ABAG/RP avaliará e responderá ao solicitante até o dia 11/10.
3.1.1.2.2. Do material audiovisual - o professor será responsável pela apresentação de todo o conteúdo. Serão permitidas exibições de vídeo(s), desde que não exceda(m), no total, a três minutos, e que seja(m) complementar(es) às exposições orais. Apresentações feitas integralmente em vídeos pré-gravados não serão aceitas.
3.1.1.3. Da avaliação pela Comissão Julgadora - os pontos atribuídos ao material escrito serão zerados. Os membros da Comissão Julgadora avaliarão exclusivamente a apresentação oral. A nota máxima para cada trabalho apresentado será de 100 (cem) pontos. A Comissão Julgadora seguirá os seguintes critérios:
a) Desenvolvimento e domínio do tema (até 40 pontos);
b) Relação entre o tema escolhido e o agro (até 10 pontos);
c) Criatividade (até 35 pontos);
d) Coerência e Coesão (até 15 pontos).
e) O professor que, em sua apresentação oral, exceder os 10 (dez) minutos será penalizado em 10 (dez) pontos.
3.1.2. Prêmio Professor - reconhecimento pela participação e performance dos professores e seus respectivos alunos nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”. As atividades somarão pontos conforme Item 5.1.
3.2. Para alunos
3.2.1. Concourso de Redação - textos inéditos que versem sobre o tema “Uma história/estória sobre o agro”. O aluno poderá utilizar aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais para abordar o papel e a importância do setor para o desenvolvimento da região onde vive; contar um fato que tenha presenciado; ou criar uma estória.
3.2.1.1. Do formato -a redação deverá ser manuscrita e apresentada em formulário próprio (Anexo 03 - impresso em papel tamanho A4). O preenchimento do quadro de identificação no verso é obrigatório. Serão desconsiderados os trabalhos que não estiverem devidamente preenchidos, de forma legível, com todos os dados dos alunos, professores e escolas.Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre os textos enviados, os trabalhos serão desclassificados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.
3.2.1.2. Do envio das redações - caberá às secretarias, diretorias, escolas e/ou ao professor encaminhar os originais das redações dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 23/08, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).
3.2.2. Concurso de Frase - frases inéditas inspiradas nos conhecimentos adquiridos com o Programa Educacional. O aluno poderá utilizar aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais para abordar o papel e a importância do agro para o desenvolvimento do país.
3.2.2.1. Do formato - a frase deverá ser manuscrita e apresentada em formulário próprio (Anexo 04 - impresso em papel tamanho A4). O preenchimento do quadro de identificação no verso é obrigatório. Serão desconsiderados os trabalhos que não estiverem devidamente preenchidos, de forma legível, com todos os dados dos alunos, professores e escolas. Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre as frases enviadas, os trabalhos serão desclassificados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.
3.2.2.2. Do envio das frases - caberá às secretarias, diretorias, escolas e/ou ao professor encaminhar os originais das frases dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 06/09, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).
3.2.3. Concurso de Desenho - desenhos inéditos inspirados nos conhecimentos adquiridos com o Programa Educacional. O aluno poderá utilizar aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais para abordar o papel e a importância do agro para o desenvolvimento do país.
3.2.3.1. Do formato - O desenho deverá ser feito à mão e apresentado em formulário próprio (Anexo 05 - impresso em papel tamanho A4). O preenchimento do quadro de identificação no verso é obrigatório. Serão desconsiderados os trabalhos que não estiverem devidamente preenchidos, de forma legível, com todos os dados dos alunos, professores e escolas. Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre os desenhos enviados, os trabalhos serão desclassificados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.
3.2.3.2. Do envio dos desenhos - caberá às secretarias, diretorias, escolas e/ou ao professor encaminhar os originais dos desenhos dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 06/09, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).
3.2.4. #Desafio - trabalho individual, de estilo livre, podendo ser: texto, cartaz, maquete, vídeo, entre outros, sobre o tema “O que não parece, mas é agro?”. Para avaliação o professor responsável deverá, obrigatoriamente, enviar um vídeo de até 05 (cinco) minutos, no qual o aluno esteja produzindo e apresentando oralmente o seu trabalho, mesmo que ainda não esteja finalizado.
3.2.4.1. Do envio e formato dos #Desafios - caberá ao professor fazer upload dos arquivos dos trabalhos de seus alunos diretamente na Área do Usuário, no site da ABAG/RP. O prazo de envio, divulgação e premiação estão dispostos no Quadro 01.
Atenção! O professor deverá hospedar o vídeo no YouTube previamente, e informar o link no ato do preenchimento do formulário de inscrição, localizado na Área do Usuário do site da ABAG/RP. O sistema não permite a inclusão do vídeo depois de finalizado o envio. A ABAG/RP poderá requisitar os vídeos dos trabalhos em alta resolução, para fins de divulgação e arquivo, após o Evento de Premiação.
3.2.4.2. Da avaliação e classificação - serão considerados os seguintes critérios:
a) Abordagem e desenvolvimento do tema, conforme proposto;
b) Criatividade na execução;
c) Qualidade das fotos e vídeos, que deverão estar com resolução que permita a adequada compreensão, avaliação e identificação do autor do trabalho;
d) Originalidade e ineditismo dos trabalhos.
3.2.5. Feira do Conhecimento - o trabalho deverá, obrigatoriamente, ser produzido em grupo de 03 (três) alunos, que podem ser de séries e anos diferentes, e sob supervisão de 01 (um) professor responsável.
Para a construção da Feira do Conhecimento, cada grupo deverá escolher um tema relacionado ao agro. O projeto poderá abordar aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais, e/ou envolver o estudo de cadeias produtivas, inovações tecnológicas e/ou pesquisas relacionadas ao agro. A técnica é livre e a equipe poderá construir maquetes, protótipos, performar apresentações culturais, elaborar materiais audiovisuais, entre outros.
Os alunos poderão inscrever mais de um trabalho, e participar de mais de uma equipe. Grupos com número diferente de componentes serão desclassificados. A escola poderá inscrever mais de um grupo.
3.2.5.1. Das categorias e envios dos trabalhos - os trabalhos serão avaliados em duas categorias:
3.2.5.1.1. Categoria “Ceres” - grupos de alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental;
3.2.5.1.2. Categoria “Gaia” - grupos de alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, e EJA.
3.2.5.1.3. Do envio - para avaliação o professor responsável deverá, obrigatoriamente, enviar um vídeo de até 05 (cinco) minutos, no qual os alunos estejam produzindo e apresentando oralmente o seu trabalho. A equipe completa deverá ser filmada elaborando o material. O professor poderá, também, enviar fotos do trabalho. O prazo de envio, divulgação dos finalistas e premiação estão dispostos no Quadro 01. Serão aceitos:
a) vídeo (obrigatório) - o professor deverá hospedar o vídeo no YouTube previamente, e informar o link no ato do preenchimento do formulário de inscrição, localizado na Área do Usuário do site da ABAG/RP. O sistema não permite a inclusão do vídeo depois de finalizado o envio. A ABAG/RP poderá requisitar os vídeos dos trabalhos em alta resolução, para fins de divulgação e arquivo, após o Evento de Premiação.
b) foto (opcional) - arquivos nos formatos: PDF, JPEG, PNG, DOC, DOCX, POWERPOINT que, somados, não excedam 10 MB (megabytes), por trabalho.
3.2.5.2. Da seleção, divulgação e apresentação presencial - todos os trabalhos serão pré-avaliados e até 05 (cinco), por categoria, serão classificados para a apresentação presencial para a Comissão Julgadora no Evento de Encerramento, conforme Item 4.
3.2.5.2.1. Da apresentação para a Comissão Julgadora - os grupos poderão montar maquetes, vídeos, protótipos, cartazes, banners, entre outros. Todos os integrantes da equipe deverão estar presentes e dominar o conteúdo proposto no projeto. A apresentação deverá ser feita na totalidade e exclusivamente pelos alunos em, até, 5 (cinco) minutos.
Atenção! Será disponibilizada área de 2m x 1m=2m², com uma mesa. Não será permitido exceder a área determinada, nem colar cartazes e banners nas paredes e portas do auditório. Quaisquer outras estruturas e equipamentos (tripés, flip chart, cavaletes, extensão elétrica, adaptador de tomada, etc) deverão ser providenciados pelos grupos. Serão permitidas exibições de vídeo(s), desde que não exceda(m) a dois minutos; e que sejam complementares às exposições orais dos alunos. As apresentações feitas integralmente em vídeos pré-gravados não serão aceitas.
3.2.5.3. Da avaliação pela Comissão Julgadora - os pontos atribuídos ao material audiovisual enviado previamente não serão considerados pela Comissão Julgadora, que avaliará o material exposto e a apresentação oral. A não apresentação implicará na desclassificação do grupo. Serão analisados:
a) Criatividade na abordagem do tema escolhido; (até 30 pontos)
b) Domínio do conteúdo; (até 30 pontos)
c) Clareza na apresentação; (até 20 pontos)
d) Qualidade do material apresentado; (até 20 pontos)
e) A equipe que, em sua apresentação oral, exceder os 05 (cinco) minutos será penalizada em 10 (dez) pontos.
3.3. Para Escolas
3.3.1. Super Quiz Escolas - competição online entre grupos de professores de diferentes escolas. Serão rodadas, contra o relógio, com testes de múltipla escolha com base nos módulos e palestras oferecidas. A ferramenta utilizada será o Kahoot, ou semelhante. Ao final de cada rodada, a própria ferramenta disponibilizará a classificação geral com as pontuações das equipes. A escola com maior pontuação, na somatória de 03 (três) rodadas, será a vencedora.
3.3.2. Prêmio Escola - reconhecimento de, até, 03 (três) Unidades Escolares que obtiverem as maiores pontuações decorrentes das participações e desempenhos dos seus alunos e professores nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”. Vide item 5.1.
4. Divulgação
Os nomes dos alunos vencedores dos Concursos de Redação, Frase, Desenho e #Desafio serão divulgados, em ordem alfabética, no dia 07/10. Os alunos vencedores poderão escolher seus prêmios, conforme Item 5.1. Fica sob a responsabilidade do professor representante encaminhar, para a ABAG/RP, o Anexo 06 preenchido com os dados completos e a escolha da premiação, em até 02 (dois) dias após a divulgação do vencedor. O Anexo 06 preenchido deverá ser enviado para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br.
No dia 07/10 também serão divulgados os 10 (dez) finalistas, em ordem alfabética de tema do trabalho, da Feira do Conhecimento, e os 05 (cinco) finalistas, em ordem alfabética de tema do trabalho, do Concurso Projeto/Plano(s) de Aula(s) que se apresentarão para a Comissão Julgadora no Evento de Encerramento, dia 25/10. Também serão divulgados os 05 finalistas, em ordem alfabética, para o Prêmio Professor e as 10 instituições finalistas, em ordem alfabética, do Prêmio Escola.
5. Pontuações e Certificados
5.1. Pontuações - a participação e o desempenho de professores e alunos somarão pontos para o Prêmio Professor e Prêmio Escola, conforme o Quadro 03.
*Mediante envio de relatório, conforme modelo do ANEXO 01, sendo um por visita. Para as visitas organizadas pela ABAG/RP não será necessário o envio do ANEXO 01. Serão passíveis de validação as visitas realizadas no período de 27/04/2024 a 30/09/2024 (obrigatória a apresentação de uma foto na qual o grupo de alunos esteja portando um cartaz com a data legível).
5.2. Certificados - as atividades oferecidas pela ABAG/RP valerão horas certificadas para os professores, conforme o Quadro 04.
5.2.1. Da emissão - será emitido um único certificado por professor, com a descrição de todas as atividades desenvolvidas.
5.2.2. Do envio - os certificados serão disponibilizados a partir do dia 01/11, na Área do Usuário do site da ABAG/RP.
6. Evento de Encerramento*, Premiações e Prêmios - no dia 25/10, em Ribeirão Preto, SP, no Evento de Encerramento, acontecerão as apresentações dos trabalhos finalistas da Feira do Conhecimento e do Concurso Projeto/Plano(s) de Aula(s); as premiações dos alunos dos Concurso de Redação, Frase, Desenho, #Desafio e Feira do Conhecimento, dos educadores do Concurso Projeto/Plano(s) de Aula(s) e Prêmio Professor, e das escolas do Super Quiz Escolas e Prêmio Escola.
*A ABAG/RP não fornecerá transporte, hospedagem ou alimentação.
6.1. Premiação Alunos
6.1.1. Concurso de Redação - poderão ser premiados até 06 (seis) redações, sendo até 03 (três) para alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; e até 03 (três) para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, e EJA.
6.1.2. Concurso de Frase - poderão ser premiados até 06 (seis) frases, sendo até 03 (três) para alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; e até 03 (três) para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, e EJA.
6.1.3. Concurso de Desenho - poderão ser premiados até 06 (seis) desenhos, sendo até 03 (três) para alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; e até 03 (três) para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, e EJA.
6.1.4. #Desafio - poderão ser premiados até 06 (seis) trabalhos, sendo até 03 (três) para alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; e até 03 (três) para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, e EJA.
6.1.5. Concurso Feira do Conhecimento - ao final das apresentações para a Comissão Julgadora as equipes vencedoras, 03 (três) de cada categoria, serão anunciadas e escolherão seus prêmios, dispostos no Quadro 05, por ordem de classificação, do 1° ao 3° colocado. O professor responsável pela supervisão do grupo vencedor fará jus ao mesmo prêmio escolhido pelos alunos. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas subsequentes.
Atenção! Caso o envio dos prêmios seja feito via correios ou similar, para transparência e lisura de todo o processo de premiação, o professor responsável se compromete a enviar, em até 3 (três) dias úteis após a entrega, para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br, no mínimo, uma fotografia em boa resolução, na qual o aluno apareça portando seu prêmio, para divulgação.
6.2. Premiação Professores
6.2.1. Concurso Projeto/Plano(s) de Aula(s) - ao final das apresentações para a Comissão Julgadora os vencedores serão anunciados e escolherão seus prêmios, dispostos no Quadro 06, por ordem de classificação, do 1° ao 3° colocado. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas subsequentes.
6.2.2. Prêmio Professor - a divulgação dos 03 (três) vencedores será feita no Evento de Encerramento, dia 25/10, ocasião em que poderão escolher os seus prêmios entre as opções do Quadro 06, por ordem de classificação, do 1° ao 3° colocado. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas subsequentes.
6.3 Premiação Escolas
6.3.1. Super Quiz Escolas - professores participam em grupos. O grupo que somar mais pontos receberá, no Evento de Encerramento, como prêmio para sua respectiva Escola, 01 (uma) impressora ecotank.
6.3.2. Prêmio Escola - a divulgação das Escolas, 1º, 2º e 3º lugares e dos respectivos prêmios serão feitos no Evento de Encerramento, no dia 25/10.
7. Disposições Gerais
7.1. O ato da inscrição significará a aceitação plena das normas contidas neste Regulamento.
7.2. O não cumprimento de qualquer norma contida neste Regulamento acarretará na desclassificação do trabalho, do participante, ou do grupo, no que couber.
7.3. Os trabalhos enviados deverão ser originais. Não serão aceitas cópias parciais ou integrais de trabalhos de outros autores. Quando detectadas fraudes os trabalhos serão desclassificados.
7.4. Os equipamentos e materiais necessários, bem como a conexão à Internet são de responsabilidade de cada participante.
7.5. Alterações no cronograma são passíveis de ocorrer em caso de emergências sanitárias, ou outros de força maior.
7.6. Os participantes e/ou vencedores autorizam a ABAG/RP a usar suas imagens, voz, bem como cópias (integrais ou parciais) de suas criações, para o fim específico de divulgação, em qualquer mídia, de forma gratuita e sem quaisquer ônus para seus dirigentes ou associados.
7.7. As decisões da Comissão Julgadora são soberanas e não cabem questionamentos.
7.8. Casos omissos serão solucionados pelo Conselho Diretor da ABAG/RP.
Ao participar do Programa Educacional "Agronegócio na Escola", e concordar com este regulamento, o professor está ciente de que a ABAG/RP poderá usar os dados fornecidos para identificação do usuário, permitir acesso aos eventos online e conteúdos, permitir o envio de trabalhos, o recebimento de prêmios e a divulgação dos vencedores.
Ribeirão Preto, 26 de abril de 2024.
Mônika Bergamaschi
Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP
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