O Aquífero Guarani é um dos principais mananciais de água doce do mundo.
É um reservatório de águas subterrâneas com 1 milhão e 200 mil quilômetros quadrados, que se estende entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A área é equivalente à soma dos territórios da Inglaterra, França e Espanha.
O volume aproveitável de água é da ordem de 40 km³/ano, trinta vezes superior à demanda por água de toda a população residente sobre sua área de abrangência, cerca de 15 milhões de pessoas.
Suas águas são predominantemente destinadas ao abastecimento urbano, especialmente nas proximidades das zonas de recarga. Nas zonas confinadas profundas ele apresenta águas quentes, utilizadas prioritariamente para recreação.
Entre maio de 2003 e janeiro de 2009, os quatro países da área de abrangência do Aquífero executaram o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani.
A iniciativa foi implementada com recursos doados pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e contrapartidas dos países, com o apoio do Banco Mundial e da Organização dos Estados Americanos (OEA).