Desde setembro de 2001 a ABAG/RP desenvolve a Campanha criada para revelar a importância do agronegócio na vida das pessoas, e para o desenvolvimento econômico e social do país.
Foram produzidos 37 filmes institucionais, com duração de 15 a 60 segundos, que têm sido veiculados nas principais emissoras de rádio e TV da região, além das Mídias Sociais.
A Campanha vem sendo desenvolvida em fases. No início, foi apresentado o conceito do agronegócio e nuances da interdependência cidade-campo.
De 2001 a 2005 foi apresentado o conceito do agronegócio e nuances da interdependência cidade-campo.
Em 2006 a Campanha ganhou novo slogan. Nessa fase a ideia foi mostrar que o Agronegócio não é feito apenas em grandes propriedades rurais. As pequenas também são relevantes, e desempenham importante papel na geração de emprego, renda e no abastecimento dos centros urbanos.
Em 2009 o objetivo foi esclarecer os "pré-conceitos" ligados ao setor. Nas novas peças publicitárias a palavra “agronegócio” ganhou contornos diferentes:
A substituição do termo "negócio" por outros, que permeiam o dia a dia das pessoas, serviu para mostrar o quanto o agronegócio está presente em suas vidas, sem que elas se dêem conta.
Em 2013, informes comerciais sobre legislação ambiental foram veiculados. O objetivo foi esclarecer sobre algumas mudanças ocorridas com a aprovação do Novo Código Florestal.
Desde 2015 os institucionais da ABAG/RP focam na questão dos incêndios, que trazem prejuízos econômicos, ambientais e sociais. É preciso prevenir. Os esclarecimentos sobre os perigos dos incêndios são direcionados tanto para a população urbana quanto para a rural. A assinatura da atual Campanha é “Incêndios: prevenir é dever de todos!”.