Fazem parte do quadro associativo da ABAG/RP representantes dos mais diversos elos, de diferentes cadeias produtivas, como as do café; cana-de-açúcar; laranja; grãos; carnes; máquinas; implementos; e insumos, como defensivos, medicamentos e fertilizantes; entre outros. São indústrias, agroindústrias, cooperativas agropecuárias e de crédito, associações e instituições de ensino e pesquisas integradas em prol do fortalecimento do agronegócio.
Conselho Diretor
O Conselho Diretor tem mandato de três anos e é eleito em Assembleia Geral, da qual participam os sócios mantenedores.
O primeiro presidente foi Eduardo Diniz Junqueira, que esteve à frente do Conselho Diretor da ABAG/RP desde sua criação, em dezembro de 2000, até março de 2012. Agropecuarista, empresário entusiasta do associativismo prestou relevante contribuição para a formação e consolidação da ABAG/RP.
O engenheiro agrônomo Paulo de Araújo Rodrigues presidiu o Conselho Diretor da ABAG/RP entre março de 2012 e abril de 2016. Produtor rural, em vários estados da federação, também tem forte ligação com o cooperativismo e o associativismo. Está presente em diversos conselhos de entidades parceiras e participa ativamente das decisões dos caminhos trilhados pela ABAG/RP.
Mônika Bergamaschi é a atual presidente do Conselho Diretor, e vice-presidente da ABAG. Engenheira agrônoma, foi a primeira diretora executiva da ABAG/RP, e a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no período de junho de 2011 a dezembro de 2014.
A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto tem tido papel relevante na discussão de temas de interesse do agronegócio nacional.
A ABAG/RP foi pioneira ao introduzir ciência na discussão do Novo Código Florestal. A região nordeste do Estado de São Paulo foi a base do estudo para simular os impactos da lei na atividade agropecuária, ajudando a combater a subjetividade e a ideologia, que cercam temas desta natureza. O Sistema de Gestão Territorial da região NE de São Paulo foi feito em parceria com a então Embrapa Monitoramento por Satélite, hoje Embrapa Territorial. O estudo foi fundamental para direcionar a redação da Lei 12.651, o Novo Código Florestal, aprovado em maio de 2012.
A Gestão dos Recursos Hídricos também tem merecido especial atenção na agenda da ABAG/RP. Desde 2001 a Associação tem participação efetiva, com voz e voto, nas diferentes instâncias ligadas à gestão das águas superficiais e subterrâneas, tanto regionais, quanto estaduais e nacional.
A ABAG/RP também participa das discussões sobre a Modernização da Legislação Trabalhista Rural, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio - IBISA, e da Modernização da Legislação Ambiental/Licenciamento.
O AGRO: Caminhos do Futuro é a mais recente ação instituída pela ABAG/RP, também realizada em parceria com o IBISA. São eventos realizados no interior para facilitar a participação de produtores e empresários locais nas discussões de temas afetos aos seus negócios. Grandes especialistas, em diversas áreas, discutem os caminhos para enfrentar os desafios futuros.