A conscientização de que o incêndio na zona rural não prejudica apenas a população, mas também a agricultura ganha força no próximo dia 15 de julho, quando a Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, ABAG/RP, lançará uma campanha em parceria com associações de produtores rurais e usinas.
A ação pretende despertar a população para atitudes que evitem incêndios, criar uma rede de comunicação entre os agentes produtivos e ampliar os canais de comunicação com a sociedade.
A grande quantidade de incêndios rurais que ocorreu na região de Ribeirão Preto em 2014 acendeu um sinal de alerta tanto no setor produtivo quanto nos organismos públicos, por isso a campanha começa no início do período mais seco do ano quando a ocorrência do fogo é, historicamente, maior.
Incêndios no campo significam prejuízo para o meio ambiente e para o setor produtivo. No ano passado várias áreas de proteção em todo o estado sofreram danos com o fogo, assim como florestas plantadas e lavouras, em especial a cana-de-açúcar, que teve milhares de hectares queimados.
Há quase um ano a Mata de Santa Tereza, a mais importante reserva da cidade de Ribeirão Preto, teve 90 dos seus 154 hectares atingidos por dois episódios de fogo. A origem do incêndio foram velas acesas na zona de amortecimento da mata num momento de baixa umidade do ar. As chamas consumiram por dias a mata intocada, episódio que só não foi mais devastador pela perícia das brigadas rurais que se uniram no combate ao fogo.
Os incêndios, acidentais, criminosos ou de origem desconhecida, não são novidades na zona rural, tanto que as usinas e os produtores estão preparados para o combate ao fogo com brigadas cada vez mais treinadas e equipadas. O que a campanha espera é somar esforços e envolver o poder público, o setor produtivo e a sociedade para evitar ainda mais prejuízos econômicos, sociais e ambientais.
A Campanha
A ABAG/RP produziu anúncios para TV, rádio, jornais e revistas. Placas de alerta serão colocadas nas estradas com telefones das usinas mais próximas para facilitar a comunicação e garantir que o combate aos incêndios aconteça no menor tempo possível.
Além disso, mais de 100 mil cartilhas serão entregues para as comunidades do entorno das unidades produtivas e em escolas da região. As unidades de produção ainda colocarão seus técnicos à disposição para ministrar palestras de esclarecimento e também para treinar ou ajudar a formar brigadas municipais de combate aos incêndios.
Grupos envolvidos diretamente na campanha
Associados da ABAG/RP:
Usinas - Grupo Balbo (Santo Antônio e São Francisco), Grupo São Martinho (Iracema, Santa Cruz e São Martinho), Grupo Pedra Agroindustrial (Ipê, Pedra e Buriti). Usinas Batatais/Lins, Ipiranga/Iacanga, Santa Fé e Viralcool.
Associações de Produtores – Canaoeste - Assoc. dos Plant. de Cana do Oeste do Est. de S. Paulo, Copercana - Coop. dos Plant. de Cana do Oeste do Est. de S. Paulo, COPLANA - Coop. Dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba e Socicana - Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba.
Parceiro na Campanha
Usinas - Grupo Biosev e Grupo Raízen
Apoiadores
Usinas - Pitangueiras, Moreno e Grupo Guarani
Serviço:
Apresentação da Campanha e coletiva de imprensa
Dia 15 de julho – 10h30
Local: ABAG/RP
Av. Presidente Vargas 2001 - auditório
Mais informações
Assessoria de comunicação ABAG/RP
Jornalista Valéria Ribeiro
abagrp3@abagrp.org.br
(16) 3623-2326 e (16) 9 9796-2446