A grande quantidade de cristais de quartzo misturado ao cascalho encontrado naquela região, e a existência de um riacho batizado de Cristais Paulista justificam o nome dado a este antigo distrito de Franca, elevado à categoria de município em 1910. Com altitude que varia entre 750 a 1.000 metros acima do nível do mar e clima ameno, Cristais Paulista é produtor de café desde a sua fundação.
A tradição vem passando de pai para filho. Alguns produtores locais representam a 4ª geração da família plantando café. É a agricultura a responsável pela maior parte da renda e pela maioria dos empregos na cidade. Hoje a população de Cristais Paulista é de pouco mais de 7 mil habitantes, sendo que 55%, segundo a prefeitura municipal, vive na área urbana, e 45% na rural, um número expressivo se comparado a outras cidades da região. A proximidade com Franca, 15 quilômetros, impede que o setor de serviços e comércio se expanda.
A população cristalense prefere “passear” e aproveitar para fazer suas compras, ir ao médico e usar outros serviços na cidade maior. A infra-estrutura urbana de Cristais Paulista só não é considerada totalmente 100% por causa de dois novos loteamentos aonde o asfalto ainda não chegou. Rede elétrica, água tratada e encanada, coleta de lixo e tratamento de esgoto estão disponíveis para toda a cidade. O ensino é municipalizado desde a pré-escola até a 8ª série. Dos 2.100 alunos do ensino fundamental, 800 moram no campo. 14 ônibus fazem o transporte diário destas crianças para as escolas da cidade. A melhoria da qualidade do ensino tem norteado o trabalho da atual administração. A pós-formação do professor e a reciclagem eram anseios dos educadores, e hoje são realidade. ensino da filosofia foi implantado na grade curricular do ensino fundamental para trabalhar principalmente comportamento e valores. Outra novidade da grade é o ensino de informática básica. Todos os alunos participam.
O ensino médio é de responsabilidade do Estado. A única escola, a E.E.João de Faria, faz parte do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” da ABAG/RP. Além disso, os adolescentes têm à disposição cursos profissionalizantes de informática. São 150 vagas por ano. Para a população em geral a Biblioteca Municipal tem um centro de informática, e faz parte do programa de inclusão digital do Estado. A rede de saúde municipal teve sua estrutura ampliada nos últimos 3 anos, principalmente com a aquisição de ambulâncias e melhoria do espaço físico. Duas Unidades Básicas e um Programa de Saúde da Família atendem casos de média complexidade. A clínica de reabilitação da prefeitura faz o atendimento multiprofissional com Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social e Pedagogia. Dentistas atendem em todas as escolas e na Unidade Central de Saúde. O Projeto “Ações Cidadãs” oferece aos jovens atividades esportivas e culturais como aulas de teatro, violão, dança e flauta. A orquestra de violão faz apresentações regulares no coreto e no espaço cultural da cidade, que em 2008 passará a ter também sala de cinema.
A única indústria da cidade processa carne suína. O Galpão do Agronegócio ainda está começando, mas já trabalha para agregar valor aos produtos primários. “É preciso estimular os empreendedores”, acredita o secretário de Cultura de Cristais, e lembra, “são de Cristais Paulistas duas famílias que construíram empresas conhecidas nacionalmente: a família Trajano, que tem uma das maiores redes de varejo do Brasil, e a família Mello, que construiu uma das mais tradicionais e exportadas marcas de sapato masculino do Brasil.
Dados
- Propriedades: 610, sendo 70% até 50 ha
- 20% entre 50 e 150 ha
- 10% acima de 150 ha
- Café : 5.150 ha / 164.800 sacas
- Milho: 1600 ha /160.000 sacas
- Soja: 1.200 ha /50.400 sacas
- Cana Indústria: 1.230 ha / 90 ton/ha
- Cana forrageira: 600 ha
- Laranja: 128.799 pés / 1,27cx/pé
- Bovino Corte: 18.000 cabeças - Abate 6.000 - 84 mil arrobas
- Bovino Leite: 1.000 cabeças - 5 milhões e 500 mil l/ano
- Bovino misto: 16.000 cabeças
- Suíno: 12.000 cabeças / 97.800 kg/ano
- Frango: 100.000 cabeças
- Abate: 500.000/ano
- Mel: 200 colméias / 7.000 kg/ano
Fonte: CATI Cristais Paulista.
Dezembro/2008