Entre os 100 maiores produtores agrícolas, o aumento médio foi de quase 10%, superior à taxa anual do país, na casa dos 4%
Por Estadão Conteúdo
Cerca de 82% dos municípios brasileiros classificados como os maiores produtores do agronegócio tiveram crescimento nominal superior à taxa anual do PIB do país, que foi de 4,4% entre 2014 e 2016. O levantamento foi realizado pelo Ministério da Agricultura feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao números de mais de cinco mil municípios em 2016. Quando isolados os 100 maiores produtores agrícolas, o crescimento médio foi de 9,81% no período.
De acordo com a Agricultura, esses municípios respondem por 7,2% do PIB do país, e por 27,5% do Valor Bruto da Produção (VBP Lavouras).
“Em diversos municípios do Nordeste, o valor da produção agropecuária teve acentuada redução em 2017. Isso ocorreu muito fortemente entre os que integram a região chamada Matopiba, considerada importante área de expansão da fronteira agrícola”, destacou o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques. “Nos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão, muito afetados pelas secas ocorridas nos últimos anos, a redução de safras foi muito forte, ocasionando redução do valor da produção”, afirmou.