A educação foi um dos caminhos escolhidos pela ABAG/RP para valorizar o agronegócio. O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” vem sendo desenvolvido desde 2001 na região de Ribeirão Preto. Inicialmente a parceria foi com a Secretaria Estadual de Educação, e desde 2008 passou a ser com os municípios, por meio de suas Secretarias ou Diretorias de Ensino, além de ETECs e FATECs.
Com metodologia própria, é priorizada a capacitação dos professores, por meio de palestras e visitas em agroindústrias, fazendas, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa. Não é por acaso que a marca do Agronegócio na Escola é um ônibus em movimento. As atividades práticas possibilitam um melhor entendimento sobre o setor, e o que ele representa para a região e para o país: econômica, social e ambientalmente.
Após a capacitação, os professores desenvolvem livremente a temática do agronegócio em sala de aula, de forma interdisciplinar e dinâmica. Para enriquecer os conteúdos estudados em sala, os alunos também podem participar de visitas, a critério do professor.
A ABAG/RP apoia as escolas com o agendamento de visitas e com o fornecimento de cartilhas, vídeos e outros materiais didáticos. Para estimular alunos e professores, ao longo do ano, são promovidos concursos para avaliar os trabalhos mais criativos sobre o agro. Os alunos criam desenhos, frases, redações e projetos para a feira do conhecimento. Já os educadores podem participar do Prêmio Professor, no qual são avaliados o trabalho didático aplicado e o envolvimento da comunidade escolar e do entorno. As escolas também são reconhecidas pelos trabalhos e desempenho de seus corpos discentes e docentes.
O Programa Educacional Agronegócio na Escola é uma das ações desenvolvidas pela ABAG/RP para aproximar campo-cidade.
Confira alguns destaques:
A aluna Fernanda de Paula Marques, do 7º ano, usou a criatividade para demonstrar o caminho sustentável do suco de laranja, da fazenda até a mesa do consumidor.
A professora de português, Luciana Desajácomo, da escola Carlos José Botelho Senador, de Dourado, com o apoio de todos os outros professores, realizou uma grande rede de discussões sobre o tema agro. Permeado por visitas, palestras de profissionais da área, o projeto foi encerrado com uma grande Feira do Agronegócio. Como resultado o projeto mostrou o que o agro representa para a cidade e a vida das pessoas.
O aluno Yuri, de Tiradentes, MG, apontou o problema dos incêndios de forma lúdica por meio de um desenho e uma demonstração da ação do fogo.