Desde o Piloto do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, realizado no ano de 2001, a ABAG/RP tem convidado especialistas para conversar com os professores da rede pública da região de Ribeirão Preto. Esse evento é crucial para a capacitação dos educadores, pois precede a série de visitas monitoradas que serão realizadas em agroindústrias, cooperativas, associações, fazendas e intuições de ensino, pesquisa e inovação. Na sequência os temas serão levados para as salas de aula, de modo interdisciplinar, nas diversas áreas do conhecimento.
Roberto Rodrigues, um dos mais respeitados líderes mundiais do agronegócio, foi o convidado para a Palestra de Capacitação do Projeto Piloto. A identificação com a ideia de inserir conceitos do setor na educação formal foi tamanha, que tornou- se um grande incentivador e colaborador do Programa, desde então. Mesmo enquanto Ministro da Agricultura reservava sua agenda para estar em Ribeirão Preto. Ano a ano Rodrigues traça um panorama do agro mundial, e aborda questões relacionadas à geopolítica, economia, meio ambiente, energia, saúde, entre tantos assuntos. Uma verdadeira aula ministrada de professor para professores.
Neste ano, além dele, outros grandes especialistas estarão presentes. O engenheiro agrônomo Roberto Araújo e a bióloga Adriana Brondani falarão sobre “A evolução da produção de alimentos”, e a importância da designação de 2020 como o Ano Internacional da Saúde das Plantas, pela ONU. O assunto já está sendo trabalhado em 130 países, no Programa de Escolas Associadas PEA-UNESCO.
A Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, apresentará a palestra “Muito além das fakenews”. O trabalho do Instituto é defender a plena liberdade de ideias, pensamentos e opiniões. Com o programa de educação midiática, EducaMídia, são fornecidas ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável. O objetivo é alertar sobre as fakenews, e está alinhado às competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Inscrições em: www.abagrp.org.br/evento/palestra-2020
Sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”
O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” chega à 20ª edição neste ano. Nas 19 anteriores participaram mais de 256 mil alunos, e foram capacitados mais de 3.300 professores, de 592 escolas públicas, de 106 cidades da região de Ribeirão Preto.
A ABAG/RP desenvolveu uma metodologia baseada na capacitação de professores, para os quais são oferecidas palestras e visitas. A ideia é aproximar a realidade do campo com as diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, professores se familiarizam com o assunto, e fazem a conexão entre a teoria ensinada na sala de aula, e a realidade, percebida na prática. O agendamento de visitas de alunos fica a critério das escolas e municípios, assim como o uso dos materiais didáticos que são distribuídos.
Para estimular alunos e professores, ao longo do ano, também são realizados concursos: Redação, Frase, Desenho, Feira do Conhecimento e Prêmio Professor. A escola que somar o maior número de pontos também é reconhecida com o Prêmio Escola. Em 2019 os alunos inscreveram 19.394 trabalhos.
Saiba mais em: www.abagrp.org.br/2019
Rodrigues Rodrigues
Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, exerceu o cargo de Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Sociedade Rural Brasileira - SRB e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP - COSAG. Foi presidente da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil e ACI, Aliança Cooperativa Internacional, professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, e membro de diversos conselhos ligados à Academia.
Roberto Araújo
Engenheiro agrônomo formado na Universidade de Brasília, com MBA em Gestão (FGV-Rio), MBA em Marketing (PUC-Rio) e pós-graduado em Engenharia de Irrigação e Proteção de Plantas (UFV). Trabalhou por 29 anos na BASF, onde atuou nas áreas de comunicação, sustentabilidade, product stewardship e na área regulatória. Foi diretor presidente da Fundação Espaço ECO, organização sem fins lucrativos instituída pela BASF para promover a sustentabilidade no ambiente empresarial e na sociedade (2012 a 2016). Atualmente é líder da área de Educação e Boas Práticas Agrícolas na CropLife Brasil.
Adriana Brondani
Bióloga, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também fez mestrado e doutorado na área de Bioquímica e Biologia Molecular. Atuou como professora de graduação e pós-graduação nas universidades UFRGS, PUCRS e ULBRA. Foi diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) por 8 anos. Em 2017 fundou a Biofocus-Hub, onde vem conduzindo projetos de comunicação em ciência. É professora do MBA em Agronegócio da USP e de pós-graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Patrícia Blanco
Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, foi durante três anos Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR; membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Serviço:
Evento: Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Palestra de Capacitação
Local: Teatro USP, Ribeirão Preto
Dia e horário: 23 de março de 2020, a partir das 13h30
Mais informações para a imprensa:
Valéria Ribeiro
(16) 3623-2326 abagrp3@abagrp.org.br