O aluno deveria escolher três entre os 17 ODS, e demonstrar, com criatividade, como o setor agro pode contribuir para que estes três objetivos sejam atingidos. O aluno deveria relatar suas descobertas de forma criativa, por meio de vídeos, textos, desenhos, maquetes, ou qualquer outra forma que achar mais divertida.
Por meio dos #Desafios a ABAG/RP propõe ao professores atividades práticas para que ele possa desenvolver o tema agro com seus alunos.
Para atender aos desafios propostos, os estudantes devem produzir trabalhos criativos e de estilo livre, podendo ser: textos, cartazes, maquetes, vídeos etc.
Proposta: os alunos deveriam produzir textos sobre o agro presente em suas cidades de origem
Proposta: os alunos deveriam produzir desenhos sobre o agro presente em suas cidades de origem
O Super Quiz é uma competição online individual. Na dinâmica são realizadas rodadas de testes de múltipla escolha, contra o relógio, baseados nos módulos (conteúdos online sobre o agro). Ao final de cada rodada, a ferramenta Kahoot disponibiliza a classificação geral com as pontuações dos participantes. Saem vencedores os três professores que somarem mais pontos nas três rodadas consecutivas.
Adriana Brondani é Bióloga, mestre e doutora em Bioquímica e Biologia Molecular. Atuou como professora de graduação e pós-graduação por mais de 15 anos. Foi diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). Há 10 anos atua desvendando a ciência associada à produção de alimentos, conduzindo projetos junto à indústria, cadeia produtiva, academia e mídia. Em 2017 fundou a Biofocus Hub, que se dedica a traduzir a ciência, engajando públicos e conectando pesquisadores às empresas e à sociedade. Na Croplife Brasil, Adriana atua como diretora de comunicação e de assuntos científicos.
Janete Lacerda é graduada em zootecnia pela Universidade de Rio Verde (Fesurv). Desde o ano de 2019 é responsável pela Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social da Administração Central do SENAR. Atua no sistema há mais de 20 (vinte) anos, sendo que neste interregno 12 (doze) anos foram dedicados na área de formação profissional de produtores e agentes do Sistema. Possui vasta experiência na elaboração de materiais técnicos e gerenciais para profissionais de ciências agrárias e produtores rurais. Produtora rural na área de bovinocultura de leite na região de Goiás.
Marcos Américo é docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia e do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da UNESP. Marcos possui pós-Doutorado pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina); Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP; Mestrado em Comunicação pela UNESP; e Graduado em Comunicação - Habilitação em Radialismo pela UNESP. Professor visitante na Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e na Facultad de Ciencia Politica y Relaciones Internacionales da Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Docente do Máster en Comunicación de la UNEMI - Universidad Estatal de Millagro, Ecuador.
O Prêmio Professor é o reconhecimento aos professores pela sua participação e performance nas atividades oferecidas pela ABAG/RP durante o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Etapa Digital 2022.
O desempenho dos alunos nos concursos também conta pontos para o professor responsável.
EMEB Prof. Aldo Prata, Franca, SP
Prêmio: Smartphone
CE Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Nova Aliança do Ivaí, PR
Prêmio: Notebook
EMEB Tereza Noronha Carvalho, Jaboticabal, SP
Prêmio: Notebook
Super Quiz Escolas é uma competição online em grupo. Foram realizadas rodadas de testes de múltipla escolha, contra o relógio, sobre a palestra "Festividades Juninas e o Agronegócio", ministrada, antes da dinâmica, pelo D. Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Territorial).
Ao final de cada rodada, a ferramenta Kahoot disponibiliza a classificação geral com as pontuações das escolas participantes. A escola que obteve a maior pontuação nas três rodadas foi a vencedora.
O Prêmio Escola vai para as instituições que somarem o maior número de pontos decorrentes das participações e desempenhos dos seus alunos e professores nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Etapa Digital 2022.
Três escolas foram premiadas, sem ordem de colocação.